Dicas básicas para cuidar do seu cabelo

SOS cabelo: Dicas básicas para cuidar do cabelo diariamente

Compartilhe!

Manter seu cabelo em ordem não significa que você precisa ir à falência. Também não precisa gastar todo seu precioso tempo ou aqueles minutinhos a mais na cama de manhã para conseguir fios sedosos, brilhantes e looks fabulosos! Um cuidado adequado é tudo que você precisa para garantir que seu cabelo fique lindo e fácil de arrumar.

Publicidade

Veja abaixo 3 dicas básicas para cuidar do seu cabelo agora mesmo!

1. Alimente seu cabelo

Oi?
É isso mesmo! O estado e qualidade dos seus fios refletem o que você come. Sabe aquela frase “Você é o que você come”? Pois seu cabelo entra junto nessa história e a alimentação tem um papel importantíssimo na nutrição dos seus cabelos.

Uma dieta com comidas frescas é essencial para garantir seus fios sedosos e mais fáceis de pentear.

Proteínas como ovos, carne magra, peixes e laticínios dão vida aos fios e ajudam com o processo de crescimento, enquanto as Vitaminas A, B e C são essenciais para que eles cresçam saudáveis. Essas vitaminas são facilmente encontradas em diversos alimentos. Para não precisar decorar, vá nas cores: vegetais nos tons vermelho, amarelo e laranja e verduras com folhas verde-escuro. Frutas cítricas garantem a vitamina C: laranja, acerola, morango, abacaxi, maçãs e tomate (tomate também é fruta, não esqueça!). Além de turbinar sua dose de vitaminas, a maçã faz um bem danado para a sua saúde. Sementes e nozes em geral e óleo de fígado de bacalhau ajudam a complementar com os outros nutrientes.

1.Lave com cuidado e carinho

Lavar o cabelo com produtos específicos para seu tipo de cabelo pode fazer uma grande diferença. Quando você usa o shampoo e condicionador certos, eles cuidam do seu cabelo do couro cabeludo até as pontas, te ajudando na hora de secar e pentear.

Shampoo

A quantidade que você usa não precisa ser enorme. Na verdade, não deve ser enorme. Use apenas o suficiente para lavar o couro cabeludo já que é lá que está o excesso de oleosidade e as impurezas que você quer se livrar. Quando você enxaguar o cabelo a espuma naturalmente vai passar pelo resto do cabelo, levando junto qualquer sujeira que esteja nos fios. Se seu cabelo estiver realmente sujo, lave uma primeira vez para tirar o grosso e uma segunda vez para realmente limpar e cuidar dos fios. Se os fios estiverem realmente muito muito sujos, é possível que você nem veja espuma na primeira lavagem.

Lembre-se: sem exageros! O segredo é usar apenas o suficiente de shampoo, massagear os cabelos delicadamente e enxaguar muuuito bem. Não é porque você usou mais que ele vai funcionar melhor ou mais rápido. Você só vai gastar mais produto e água a toa na hora de enxaguar.

Converse com seu cabelereiro para saber qual é o melhor tipo de shampoo para seu cabelo e depois tente várias marcas até achar aquela que você gosta e que funciona melhor para você. Cabelo com tintura, com propensão à caspa ou com fios extremamente secos precisam cuidado especial com shampoo e condicionador específicos.

Condicionador

Tem gente que não vive sem, tem que gente que pula sempre que pode. O condicionador não é item obrigatório na hora de lavar o cabelo, mas se você usar corretamente ele certamente vai nutrir e proteger seus fios. A mesma regra do shampoo também se aplica aqui: use com moderação, e sem exageros! O condicionador deve ser sempre aplicado do meio para as pontas e delicadamente espalhado pelo cabelo quando você passa os dedos. Como as pontas são a parte mais velha do seu cabelo, e consequentemente a que mais sofre com o ressecamento, é natural que precisem de mais atenção e cuidado.

De maneira geral, cabelos mais finos e lisos precisam de condicionador a cada duas lavagens, e cabelos mais grossos e crespos em todas. Mas nada como testar para saber qual é o seu ideal. Faça alguns testes para chegar à melhor frequência de aplicação para você, e observe com atenção como seu cabelo se comporta depois e no dia seguinte.

Outras duas regrinhas que muitos profissionais recomendam é sempre usar água morna para lavar o cabelo, o que ajuda a tirar a oleosidade (detalhe importante: nunca água quente), e depois do condicionador use água fria para ajudar a fechar as cutículas dos fios e deixar ele cheio de brilho.

Respire fundo, encare a água fria e boa sorte 😉

Máscaras e tratamentos

Essa é a cereja do bolo, para dar aquele toque especial. Se você tem cabelos normais, aplique o tratamento a cada duas semanas. Já cabelos mais secos  precisam de intervalos menores.

Os tratamentos baseados em produtos com proteína (que está super na moda agora, queridinho de muitas celebridades) geralmente fortalecem os fios. Os que oferecem hidratação ajudam a deixar o cabelo mais comportado e combate o frizz. Alguns outros tem uma combinação de proteínas e efeito hidratante. Nesse quesito, o céu é o limite. Existem infinitas opções para todos os bolsos, gostos e tipos de cabelo.

Seu cabelo está ressecado ou precisando de um cuidado especial? Veja nossa lista com sugestões de produtos que vão mudar sua vida.

3. Cuidando do cabelo no dia a dia

Lavar e passar condicionador definitivamente não é tudo! Uma parte importantíssima do processo depende só de você.

Com o cabelo molhado os fios estão mais frágeis. Seque cuidadosamente com uma toalha para tirar o excesso de umidade, mas nunca esfregue e chacoalhe loucamente o cabelo. Já ouvimos até gente falando que usa uma camiseta de algodão ao invés da toalha para ter menos atrito! Desfaça os nós e desembarace os fios com um pente largo, sempre começando pelas pontas e subindo aos poucos.

Durante o dia, prefira os elásticos que não tenham prendedores de metal, para evitar que puxem ou marquem o cabelo. Sempre escove o cabelo devagar e prefira aquelas escovas ovais com cerdas naturais (ou uma tipo tangle teezer, que ajuda a desembaraçar sem puxar os fios) pois elas não danificam ou puxam os fios, além de ajudar a espalhar um pouco da oleosidade do couro cabeludo para o resto dos fios, aumentando o brilho.

Evite ficar passando a mão compulsivamente ou ficar brincando com os fios, pois isso acaba sujando o cabelo, deixando ele mais oleoso.

Ah, última coisa: de quanto em quanto tempo devo lavar o cabelo?

Bom, isso depende muito do tipo e textura, além do seu estilo de vida, do que você faz no dia a dia e à que tipo de situação ele fica exposto. De maneira geral, cabelos finos sujam com mais facilidade e ficam bem se lavados um dia sim, um dia não. Cabelos mais ondulados e crespos podem aguentar mais tempo. Outra coisa que impacta nisso é a quantidade e tipo de produtos que você usa na hora de pentear. O melhor jeito é o seu jeito. Não tem segredo.

Com essas dicas básicas você vai conseguir deixar seu cabelo mais saudável, fácil de pentear e até ganhar tempo!

Tente incorporar essas dicas na sua rotina e você vai se surpreender!

#tem5minutos ? Depois deixa um recadinho pra gente contando como foi  😉



INÍCIO DA MATÉRIA

   

HOME

 
PUBLICIDADE
   
Compartilhe!

Cadastre-se na nossa lista

Receba nossas novidades e notícias exclusivas direto no seu e-mail. Sem spam e sem exageros!



Publicidade

Deixe um comentário