tratamento contra mau hálito como evitar

Mau hálito? Que vergonha… e agora?

Compartilhe!

Publicidade

Sabe aquele hábito dos brasileiros que toda hora entra na lista de piadinhas de gringos que não entendem nosso costume de escovar os dentes depois do almoço no trabalho? Pois é… nós sabemos o que fazer: cerca de 90% dos casos de halitose tem origem na própria boca, de acordo com Mel Rosemberg, microbiologista canadense em artigo na revista Scientific American.

Cigarro, infecções (amigdalite por exemplo), gastrite, muito café e até uma alimentação desequilibrada também podem causar halitose, ou mau hálito. No entanto, é na falta de higiene adequada que está o grande problema: gengivite (inflamação na gengiva), tártaro, acúmulo de resíduos de placa bacteriana na língua, cáries e boca seca, com fluxo de saliva reduzido.

Agora, se seu problema é gastrite ou refluxo, o tratamento é mais sério: a primeira dica é não se automedicar e procurar um médico para um acompanhamento adequado!

Separamos algumas dicas rápidas para você fazer um checklist mental e ver se está se cuidando direitinho:

Bafo? Abafa!

9 dicas para combater o mau hálito agora!

# 1 Mantenha uma boa higiene dos dentes após as refeições, incluindo o fio dental na sua rotina. No escritório, eu tenho uma dica ótima: um fio dental em haste da Oral-B! Você pode deixar alguns na bolsa dentro de um saquinho, é super prático até se precisar usar num restaurante.

# 2 Além de caprichar na escovação e no uso do fio dental, escove a língua. Um limpador de lingua é item fundamental para ter na sua casa, mas você não deve usar todo dia. Fale com seu dentista e siga a recomendação e tratamento prescritro por ele em caso de dúvidas. As bactérias adoooram ficar acumuladas no fundo da sua língua, e se você deixar elas podem formar uma placa branca nojenta, que é uma das principais causas do mau hálito.

# 3 Escolha a escova ideal. Principalmente se você usa aparelho, ou se sofre de alguma doença na gengiva: siga as recomendações do seu dentista sobre a escova ideal para sua condição. Quem nunca ouviu que quem usa aparelho tem mau hálito? Muito provavelmente, a fama e o ditado veio pelo descaso. Então, se você usa aparelho, tome um cuidado especial e fale com seu dentista.

# 4 Chiclete só se for pelo gosto. Chiclete não cancela o bafo #prontofalei. Se você acha que a goma de mascar é capaz de eliminar o mau hálito, está enganado. Depois de poucos minutos todo o gosto já foi embora, o odor também e se você realmente sofre de halitose, o mau hálito não vai embora. Maaaaaas, em uma boca saudável e bem higienizada, a goma de mascar funciona como estimulo para a produçao de saliva (o movimento da mastigação). Obviamente, como você vai ter acabado de escovar os dentes, prefira as gomas sem açúcar.

# 5 Beba água. Não coincidentemente, beber água está certamente em todas as listas de dicas do mundo. E também está na nossa lista de sugestões sobre como acabar com o mau hálito. Faz bem, hidrata e serve para um milhão de coisas. É um tratamento e tanto: tome pelo menos 2 litros diariamente – no nosso caso especifico, ela ajuda a aumentar a produção de saliva, hidrata o organismo e a boca, prevenindo a formação de placa.

# 6 Se for usar enxaguatórios bucais, não use os que tem álcool. Eles ressecam a boca e induzem a formação de placa, que leva ao mau cheiro. Mas não se engane: eles não resolvem o problema, tem apenas uma curta duração. Você precisa ir atrás da origem do problema para que ele não retorne.

# 7 Faça refeições em intervalos regulares (de 3 em 3 horas). O importante é evitar longos períodos de jejum. Manter horários regrados não só ajuda você a manter uma dieta saudável mas também estimula a produção de saliva através da mastigação. É importante adotar uma alimentação rica em cereais, arroz integral, verduras e frutas. Maçã, cenoura, pepino (com ou sem casca) são excelentes exemplos de alimentos adstringentes, que promovem uma espécie de limpeza física natural dos dentes quando você morde. Sabe aquela sensação meio estranha depois de comer uma maçã enorme quando você passa a língua nos dentes? Isso é bom! Eles dão essa escovadinha natural nos dentes a cada mordida e mastigada, o que acaba impedindo o acúmulo de bactérias responsáveis pelos odores indesejados. E cuidado com o que você come: proteína em excesso, comidas gordurosas e condimentos fortes como cebola e alho vão literalmente te deixar com um bafo de onça. Aí não tem como evitar meeesmo.

# 8 Cuidado com o stress, ele é um dos fatores que causam a halitose, já que provoca alterações na produção de saliva, no sono, na alimentação e também no comportamento. Em situações de stress também é que são consumidas mais bebidas estimulantes como café e álcool, e também cigarro. Tudo isso acaba levando a diversas alterações salivares que favorecem o crescimento de bactérias que podem provocar mau hálito.

# 9 Avise, mas tenha tato! Essa é uma situação difícil de lidar, a gente sabe. E infelizmente é uma dessas coisas que, se ninguém falar, muito dificilmente você vai perceber sozinho. É como o tempero no seu dente da frente que fica lá durante a tarde toda enquanto você fica rindo o dia inteiro na frente das pessoas. Não tem coisa pior né? É péssimo!  😳

Se for um amigo, namorado, marido, parceiro… enfim, se há realmente liberdade e intimidade, não deveria haver segredo. Faça uma pesquisa antes, leia de novo nosso post, vá atrás de mais informações e tente já chegar com possíveis soluções, ou algum depoimento que você tenha achado na internet, ou mesmo mais informação a respeito do assunto.

Apesar do cuidado todo, pense que você está fazendo uma crítica terrível. É uma das coisas mais pessoais que se pode falar para alguém. E o problema é que quem sofre com isso nem sempre vai levar numa boa, e pode não acreditar. Ou pior, não aceitar.

A ABHA (Associação Brasileira de Halitose) tem uma ferramenta super séria que se chama SOS Mau Hálito. Se por acaso você não tem abertura com a pessoa, não tem intimidade, ou simplesmente não quer se expor mas quer ajudar (de verdade) avisando sobre o problema, você pode indicar o nome e endereço da pessoa (residencial ou e-mail) que eles vão entrar em contato depois de verificar se as informações são verdadeiras.

Confira abaixo o link:

SOS Mau Hálito

É isso, esperamos que ajude!

INÍCIO DA MATÉRIA

 

Voltar para 5 Minutos de Beleza

 

Compartilhe!

Cadastre-se na nossa lista

Receba nossas novidades e notícias exclusivas direto no seu e-mail. Sem spam e sem exageros!



Publicidade

Deixe um comentário