Receita super fácil de macarrão Espaguete com Camarão e Rúcula

Espaguete com Camarão e Rúcula

Compartilhe!

A Itália é especial. Tem alguma coisa ali naquele país em formato de bota que cativa… mas o hábito que eles tem de viver o momento, de apreciar as pequenas coisas, mesmo que isso signifique ficar sem fazer nada, é o que mais encanta. Eles chamam isso de dolce far niente, numa tradução literal seria algo como a beleza de não fazer nada. Quem já assistiu Comer, Rezar, Amar estrelado por Julia Roberts e Javier Bardem, ou leu o livro (que convenhamos, é muito muito melhor) sabe bem o que é isso! Até o idioma é mais vibrante, tem mais energia. Veja o nome do blog em italiano, que charme que fica: 5 minuti di bellezza ou melhor ainda por extenso cinque minuti di bellezza 😉 Tudo isso sem falar das roupas, né gente… Ai… morri!

Publicidade

Mas hoje, nada de comer com os olhos, nem ficar aqui divagando. Hoje vamos falar de comida meeesmo. Parece que os pratos tem alguma coisa especial, um toque de amor, uma coisinha diferente. E a cozinha italiana é muito mais que macarrão espaguete, lasanha, ravioli e rondeli.

A Itália, espaguetes e o dolce far niente. Precisa de mais alguma coisa?

Todo mundo sabe que o segredo de um bom prato são os ingredientes. Mas na culinária italiana isso é mais importante ainda. Por quê? Na maioria das vezes, as receitas de massas ou carnes levam pouquíssimos ingredientes. Ingredientes de qualidade, preparados com amor e carinho pra pessoas queridas (nada da piadinha do Sazon tá gente) e pronto! Claro que ajuda muuuuito usar panelas e utensílios que não grudam e que mantem a temperatura durante o cozimento. Mas a gente fala disso mais pra frente.

Há uma infinidade de pratos por aí, e mesmo usando o bom e velho macarrão, receitas diferentes podem te surpreender. Tem uma que gosto bastante de um dos livros do Jamie Oliver, de um espaguete com camarão e rúcula, que é super fácil e fica uma delícia.

 

Espaguete com camarão e rúcula

Porção para 4 pessoas

 

Macarrão espaguete com camarões e rúcula
Espaguete com camarões e rúcula. A Itália de Jamie, por Jamie Oliver.

Ingredientes

  • 500g de macarrão espaguete grano duro
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • azeite extra virgem
  • 2 dentes de alho descascados e bem picados
  • 2 pimentas vermelhas secas (chili) esmigalhadas (se não encontrar, pode usar dedo de moça, mas cuidado com a semente! Se você não é muito fã de pimentas experimente colocar só uma, sem semente.)
  • 400g de camarões crus descascados e limpos
  • 1 taça pequena de vinho branco (100ml)
  • 4 colheres sopa cheias de purê de tomate (passata de tomate). Na receita original, como alternativa, ele sugere 6 tomates secos batidos em liquidificador, mas eu particularmente não gosto por causa da pele e porque tem um sabor mais adocicado.
  • raspas da casca e suco de 1 limão siciliano (que você vai espremer só no final do preparo)
  • 2 punhados de mini rúcula picada grosseiramente

 

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão espaguete em uma panela com água salgada seguindo as instruções da embalagem. Geralmente para cada 100g de massa você precisa de 1L de água.

Enquanto isso, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grande e larga e misture o alho e a pimenta vermelha. Assim que o alho começar a dourar, acrescente os camarões e salteie-os por 1 minuto. Adicione o vinho branco e o purê de tomate, espalhe os camarões deitados no fundo da panela e cozinhe em fogo brando por 2 minutos. Separe um camarão, veja se está cozido. Cuidado para não queimar a língua! Caso não esteja, vire todos eles e cozinhe por mais 2 minutos. Tire do fogo e reserve.

Quando a massa estiver al dente, escorra-a e reserve um pouco da água do cozimento. Misture o macarrão espaguete com o molho, esprema o suco de limão e acrescente metade da rúcula picada. Acerte o tempero (sal e pimenta do reino). Por fim, somente se necessário, coloque um pouco da água do cozimento caso o molho tenha ficado muito espesso, se você preferir o molho um pouco mais leve, ou caso tenha errado a mão na pimenta.

Divida em 4 pratos e polvilhe com as raspas de limão e o restante das folhas de rúcula. Pratos com frutos do mar geralmente não levam queijo ralado. O parmesão é aquela coisa mágica que arremata qualquer massa, dá aquele toque final e se colocado na massa quente derrete só um pouquinho e fica uma delícia né? Pois nos pratos com peixe e frutos do mar, como ele tem o sabor forte, acaba roubando o sabor desses pratos.

Para acompanhar, abra um vinho e divirta-se!

A Itália de Jamie

Você encontra essa receita e muitas outras no ótimo livro A Itália De Jamie da Ed. Globo.

Jamie Oliver é um chef inglês que tem um programa no canal pago GNT, fala bem rápido, parece meio atrapalhado (tenho certeza que é só charme), mas faz pratos incríveis. Ele adora a Itália, a cultura e principalmente o prazer que os italianos tem pela comida. Esse livro tem um monte de receitas de uma de suas viagens pelo país, misturadas com um pouquinho de história e uns personagens que ele foi conhecendo pelo caminho.

Tem pratos ridiculamente simples de fazer, como antepastos, diversos como esse macarrão espaguete que acabamos de mostrar para você, e receitas diferentes com outros ingredientes, mas também fáceis de fazer – essa é a beleza da culinária italiana.

Ele explica um pouquinho dos ingredientes de cada prato, fala do modo de preparar cada um deles e traz também dicas incriveis que vão dar aquele toque especial no seu prato. As fotos, como essa do prato que mostramos nessa receita, são um capítulo à parte!

Agora… se ingredientes são importantes, utensílios fazem toda a diferença!

Se você gosta de cozinhar, imagino que já passou pela (desagradável!!) experiência de querer picar alguma coisa em pedaços pequenininhos e a sua faca não ajudar. Ou ainda querer fazer um bife mais alto, com o miolo bem rosado do jeitinho que você comeu naquele restaurante especial e no momento que começou a fazer tssss na frigideira ela encheu de água e aí ficou um horror ao invés de ficar uma delícia. Tô mentindo?

Pois é. Às vezes uma boa panela ou uma boa faca, podem ser um investimento que pode parecer mais alto, mas que certamente vai se pagar ao longo do tempo. Seja pelo tempo que vai te poupar, pelos momentos de alegria que vai te propiciar quando você receber pessoas na sua casa, ou simplesmente pelo tempo que vai durar até precisar substituir.

Você deve estar lendo aqui e algumas marcas já devem ter passado pela sua cabeça. Algumas marcas mais famosas, como a Le Creuset, não tem fama por acaso. Também não é por acaso que elas são queridinhas de muita gente (e não é também só porque elas são absolutamente maravilhosas e ficam lindas em qualquer cozinha). As panelas são super pesadas por uma razão muito simples. São feitas de ferro fundido e revestidas de cerâmica esmaltada. F*da, né?

Quer saber o que isso faria naquele seu bife que ficou nadando no caldo e frustrou seu jantar? Esse material da panela faz com que a temperatura fique distribuída igualmente pela panela inteira, de cabo a rabo, do jeitinho que precisa ser. Além de reter a temperatura por muuuito mais tempo. O revestimento esmaltado é super fácil de limpar com aquelas esponjas azuis da 3M e a melhor parte é que ela pode ir direto do fogão para o forno (ou seja, só ganha dos dois lados: tempo e praticidade). Funciona em fogão a gás, cerâmica e indução.

Num molho como o dessa receita, e em qualquer outro que você precise deixar cozinhando em fogo baixo para reduzir, é uma mão na roda. São muitas cores… laranja, azul, vermelha, cada uma mais linda que a outra. Sempre aparecem várias promoções por aí para você comprar com desconto. Às vezes, apesar do peso, até vale trazer de fora do Brasil. Agora no final do ano, está rolando uma promoçao promoção da Le Creuset de Natal na WestWing até dia 27/dez, uma loja de decoração incrível que entrega em todo território nacional.

Se você não é cadastrado, com esse link você ganha um cupom de R$ 20 para sua primeira compra na WestWing, como um presente de boas vindas. Vale a pena conferir… tem sempre um monte de coisas bacanas por lá!

Se você gostou da receita, deixa um recadinho pra gente, assine nosso blog e vai lá curtir aquela taça de vinho 😉

Boas Festas!



Westwing Home and Living

 

Compartilhe!

Cadastre-se na nossa lista

Receba nossas novidades e notícias exclusivas direto no seu e-mail. Sem spam e sem exageros!



Publicidade

Deixe um comentário